Alegria, espírito de fraternidade e de serviço, gosto pela oração. São características marcantemente franciscanas e clarianas que ajudam a identificar vocações.

Perguntas




Como se chega a ser Clarissa?

Quando uma jovem se sente interpelada por Deus na sua escolha de vida, surgem muitas perguntas. É sempre assim. A gente quer saber tudo. Tanto para si, como para explicar aos outros a nossa opção de vida. Será que tenho mesmo vocação? O primeiro sinal de vocação está no querer: “Eu quero ser Clarissa”. Ou mesmo: “Estou querendo ser Clarissa”, para isso exige-se algumas qualidades consideradas indispensáveis.

Quais qualidades e aptidões é preciso ter?

Alegria, espírito de fraternidade e de serviço, que são características marcantemente franciscanas clarianas. Gosto pela oração. É imprescindível sentir-se bem em estar com Deus, na oração silenciosa ou comunitária. A oração é a essência da vida contemplativa clariana. Saúde física e equilíbrio psíquico. A idade vai a partir dos dezessete anos. Tudo isso, envolvido num grande amor a Jesus, no desejo ardente de entregar-se a Ele, pela causa do seu Reino, na conquista do coração de todas as pessoas, nossos irmãos e irmãs, para Deus.

Qual é o primeiro passo para se tornar uma Clarissa?

A jovem vocacionada que mantém contato com nosso Mosteiro, é chamada Candidata, até o ingresso. Esta é uma fase importante de discernimento, em que ela terá um acompanhamento vocacional. A jovem pode escrever, telefonar, ou visitar o Mosteiro. Esse tempo perdura quanto for necessário, e a jovem não tem nenhum compromisso com o Mosteiro, pois está discernindo a vocação.
Postulante: o Postulantado marca o tempo de preparação para o início da vida religiosa clariana, e tem a duração de um ano, em geral. Pode ser prolongado, se for necessário.

Noviça: Concluído o tempo de Postulantado, numa cerimônia familiar, a jovem recebe o hábito clariano marrom. Inicia o Noviciado, que é um tempo de aprofundamento na espiritualidade e no ideal abraçado, e uma preparação mais intensa para a Profissão dos Votos na Ordem de Santa Clara.
Profissão temporária (Juniorista): Terminado o Noviciado, que dura dois anos (e pode ser prolongado por algum tempo), a noviça, com plena liberdade, fará os Votos Temporários de Castidade, Pobreza e Obediência, vivendo em clausura, por três anos. Este período de Juniorato poderá ser prolongado por mais três anos.

Profissão Perpétua de Votos Solenes: Enfim, chega a última etapa. Com este período a irmã é integrada definitivamente na Ordem de Santa Clara, prometendo perpétua fidelidade como resposta ao amor incondicional de Deus.
São estas as etapas iniciais, na bela caminhada que inúmeras jovens e mulheres empreenderam antes de nós. As irmãs que ingressam num mosteiro clariano permanecem em geral, até o fim de suas vidas no mesmo Mosteiro. Somente partem para outro, no caso de realização de uma nova fundação, ou de prestar auxílio em outro Mosteiro.

O que é a Ordem de Santa Clara?

As Clarissas, são membros de uma Ordem Contemplativa claustral, possuem paradoxalmente, desde a sua fundação em 1212, uma interessante característica missionária de estabelecer-se em lugares de fronteira e de vanguarda. Assim ocorreu já nos inícios, com fundações em territórios que estavam sendo tomados pelos muçulmanos, no Oriente Médio, na Polônia e Espanha, onde muitas Clarissas morreram martirizadas, sendo também proclamadas bem-aventuradas pela Igreja.

Atualmente as Clarissas chegam a vinte mil no mundo, em 986 Mosteiros. Permanecem nove denominações de Clarissas, conforme a Regra ou as Constituições que observem: Clarissas (com a Forma de Vida de Santa Clara), as Clarissas Urbanistas, Clarissas Coletinas, Clarissas Capuchinhas, Clarissas Sacramentinas, Clarissas da Adoração Perpétua (com a Regra de Santa Clara ou com a de Urbano IV), Clarissas Capuchinhas Sacramentinas e Clarissas da Divina Providência. No Brasil, as Clarissas são 282 espalhadas nas diversas regiões em 20 Mosteiros.



(45) 3039-0025 - (TIM) 9993-2320

Rua São José, 720 - Claudete

85.807- 420 - Cascavel - PR

E-mail: mosteiromaedaprovidencia@gmail.com


Desenvolvido por VS Comunicação © 2011 - Proibida reprodução total ou parcial sem autorização.
Atualizado pelo Mosteiro Mãe da Providência.