Um Mosteiro Clariano é formado por irmãs que vivem em clausura, na adoração constante a

Jesus Sacramentado, rezando com e pela Igreja.

O Mosteiro




O Mosteiro Mãe da Providência é o primeiro da ordem das Irmãs Clarissas no Paraná. Resulta do sonho e aspiração da Comunidade de Cascavel, Paraná, em ter presente em seu seio a Vida Contemplativa. Contatos iniciais já haviam sido estabelecidos pelos Arcebispos Eméritos Dom Armando Círio, OSJ e por Dom Lúcio Baumgartner junto algumas comunidades contemplativas, sem resultados concretos.

 

A fundação de um mosteiro pode ser viabilizada quando existe a aceitação ou pedido do Bispo local, esperança de novas vocações e garantia de assistência espiritual, sobretudo dos franciscanos.

 

Ao tomar posse como Arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos, com a aprovação do Conselho de Presbíteros ocorrida em 14 de novembro de 2008, acolheu e fez seu o desejo apresentado por Frei Gilson Miguel Nunes, representando numerosos leigos e religiosos, de que finalmente se instalasse na Arquidiocese uma comunidade religiosa contemplativa.


O pedido foi endereçado à Federação Sagrada Família das Irmãs Clarissas do Brasil, que respondeu afirmativamente. A solicitação foi acolhida pelo Mosteiro Nossa Senhora de Guadalupe, "Mãe das Américas" da Cidade de Caicó/RN, na pessoa de sua Abadessa naquela ocasião, a Madre Luzinete Ana e das Irmãs do Capítulo Conventual.


Na época, o Mosteiro celebrava seu Jubileu de Prata de Fundação, e contava com 32 irmãs, sendo 16 Professas Solenes, 9 Professas Temporárias, 4 Noviças, 3 Postulantes e ainda 4 jovens que ingressariam brevemente.


Elas aceitaram a responsabilidade pela nova Fundação, preparando as Irmãs e dando os andamentos necessários para tal empreendimento. O Mosteiro Mãe da Providência foi, então, fundado aos 25 de março de 2009 por sete irmãs (5 Professas Solenes, 1 Professa Temporária e 1 Noviça) vindas do Mosteiro Nossa Senhora de Guadalupe (Caicó, Rio Grande do Norte), que se encontram em uma casa provisória na cidade de Cascavel.  Atualmente, a Comunidade se encontra com 9 membros: 8 Professas Solenes e 1 Noviça. A sede própria encontra-se em fase de construção.


Ao mesmo tempo, o Arcebispo Dom Mauro Aparecido dos Santos constituiu uma Comissão Pró-Mosteiro composta por diversos cristãos leigos membros de organismos, pastorais e movimentos da Arquidiocese para fomentar e promover em todos os âmbitos da Igreja e da sociedade a ajuda concreta para a aquisição do terreno e construção do Mosteiro.

 

   As Irmãs Fundadoras do Mosteiro Mãe da Providência foram:
 

 

    

     •Irmã Maria Bernarda do Bom Pastor, osc;

     •Irmã Maria das Vitórias de Cristo Rei, osc;
     •Irmã Maria Pacífica da Santa Mãe de Deus, osc;
     •Irmã Maria Catarina do Coração Imaculado, osc;
     •Irmã Maria da Conceição Imaculada, osc;
     •Irmã Maria Coleta do Menino Jesus, osc;
     •Irmã Maria Agnes de Deus, osc.

 

 

 

 

 

 

 

 

Rezar com e pela Igreja

 

Um Mosteiro Clariano é formado por irmãs que vivem em clausura, na adoração constante a Jesus Sacramentado, rezando "com e pela Igreja" a Liturgia das Horas ou Ofício Divino, distribuindo todo o seu dia entre oração, trabalho e vida fraterna.


"O Mosteiro é o lugar onde Deus habita", diz o documento sobre a vida contemplativa chamado "verbi sponsa". De fato, um Mosteiro de Clarissas é um lugar onde Deus é Tudo.

 


As irmãs na contemplação de Jesus pobre, humilde e crucificado, esvaziam-se de tudo o mais, para possuírem a "Deus só" e nele encontram toda a sua plenitude. Na vida em fraternidade experimentam a alegria de serem irmãs seguindo a Jesus, espelhando-se em São Francisco e Santa Clara, seus seráficos pais. Carregando em seus corações as dores e as esperanças dos homens, ofertando tudo ao Senhor em sua oração e trabalho. Vivendo como irmãs pobres confiam-se à Providência de Deus.

 

 

 

 





Vídeo da Missa de Fundação e outras imagens

Vídeo da Missa de Fundação e outras imagens

Profissão Perpétua da Ir. Maria Coleta, osc

Profissão Perpétua da Ir. Maria Coleta, osc

Vestição de Ir. Maria Rafaela de Jesus Hóstia, OSC

Vestição de Ir. Maria Rafaela de Jesus Hóstia, OSC




(45) 3039-0025 - (TIM) 9993-2320

Rua São José, 720 - Claudete

85.807- 420 - Cascavel - PR

E-mail: mosteiromaedaprovidencia@gmail.com


Desenvolvido por VS Comunicação © 2011 - Proibida reprodução total ou parcial sem autorização.
Atualizado pelo Mosteiro Mãe da Providência.